O melhor pneu de passeio para o seu carro
Ter um carro é um dos desejos de muitos brasileiros, principalmente pela comodidade e facilidade durante o dia a dia.
Com ele, você pode ir até o mercado mais próximo, até o restaurante do outro lado da cidade, estar pronto para eventuais emergências e muitas ocasiões.
Mas, assim como é preciso uma grande quantidade de dinheiro para comprar um veículo, também é preciso estar atento às manutenções vinculadas, como é o caso dos pneus.
Confira abaixo algumas dicas para escolher o melhor modelo para seu veículo de passeio e compre hoje mesmo aqui no site da Gpneus!
Como escolher meu pneu ideal?
Veja abaixo algumas dicas para conseguir escolher o pneu ideal para o seu carro de passeio e usufruí-lo da melhor forma possível:
Conforto e maciez
O perfil mais baixo é ideal para dar um aspecto mais esportivo para o seu carro, mas, é preciso bastante cuidado ao andar em avenidas e ruas com buracos ou desniveladas.
Isso porque possuem uma camada de ar mais fina, o que pode gerar um maior atrito no local, danificando o item. Em contrapartida, o pneu com o perfil mais alto oferece mais conforto e durabilidade.
Considere o terreno
Os pneus são divididos em 3 categorias, de acordo com os terrenos em que são ideais para trafegar:
- AT - all terrain: indicados tanto para estradas asfaltadas quanto para as estradas de terra, suas laterais são mais reforçadas e os sulcos mais profundos, proporcionando mais estabilidade. São classificados como pneus mistos;
- HT - highway terrain: indicados para uso exclusivo em asfalto e calçamentos sem irregularidades, possuem as laterais menores e sulcos menos cavados, apresentando menos ruído no asfalto
- MT - mud terrain: indicados para estradas de terra e barro, são encontrados em veículos SUV, 4X4 e Pick Ups. Têm uma estrutura mais reforçada e sulcos mais profundos.
Pneus de chuva
Outra preocupação muito necessária é ter os pneus corretos para usar na chuva, principalmente para quem vive em lugares que enfrentam essa condição com maior constância.
Assim, você tem uma maior facilidade para dispersar a água, reduzindo os riscos de enfrentar uma possível aquaplanagem.
Leia o manual de instruções do veículo
É interessante também entender mais sobre o seu veículo em questão diretamente no manual do carro, onde você poderá entender mais sobre:
- Largura;
- Tamanho;
- Pressão.
Do contrário, ao comprar qualquer tipo de pneu, há grandes chances de que você tenha problemas na suspensão e também na direção, sem falar na maior probabilidade de acidentes.
Índices de carga e de velocidade
Esses são outros pontos que devem ser levados em consideração, pois ao escolher um pneu com índice de carga e velocidade corretos para o carro e terreno, ele terá uma maior vida útil. Tais índices são especificados pelo fabricante, onde um é representado por números e o outro por letras. Veja:
- Índice de carga: o número corresponde quantos quilos o pneu é capaz de suportar;
Índice de velocidade: representado por uma letra, corresponde à velocidade máxima que o pneu pode atingir.
Verifique a banda de rodagem
Assim como o terreno que você anda também é usado para definir outros tipos de questões sobre seu pneu, ele também deve ser observado para compreender qual é o tipo de banda de rodagem e a largura.
São os desenhos e os sulcos que são responsáveis pelo correto escoamento de água, onde são divididos entre:
- Banda de rodagem simétrica: sulcos iguais dos dois lagos, que é usada para o uso dentro da cidade e em carros de passeio;
- Banda de rodagem assimétrica: possuem diferenças entre o lado direito e o esquerdo, o que amplia o escoamento de água, permitindo uma maior estabilidade nas curvas e desempenho mais aplicado nas frenagens em terreno que esteja úmido ou molhado.
Atenção com a largura
Assim como os sulcos do pneu atrapalham a tração e como o carro se adapta aos terrenos, é preciso ter cuidado com a largura também.
Ao ter uma medida maior, o contato com o terreno é melhor, gerando uma estabilidade mais condizente nas curvas.
Mas, também há maior uso de combustível e mais estresse na suspensão e direção do carro, portanto, é preciso saber exatamente qual é o modelo ideal para seu veículo.