Whatsapp
Atendimento
0

CARRINHO

    Calcule o frete:

    Não sei o meu CEP
    Foram encontrados resultado para:

    Aro 22.5

    Produtos encontrados: 2 Resultado da Pesquisa por: em 4 ms

    Itens por página:

    Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

    Produtos encontrados: 2 Resultado da Pesquisa por: em 4 ms

    Itens por página:

    Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

    Escolha o pneu ideal para caminhão ou ônibus

    O pneu mais adequado para caminhão e ônibus você encontra na Gpneus, que possui uma linha completa para facilitar o transporte de cargas e de passageiros. Muito além de serem apenas pretos e redondos, os pneus são acessórios indispensáveis para garantir uma direção confortável, estável e segura.

    Portanto, ao escolher os ideias para seu veículo, é preciso levar em consideração as especificações quanto ao peso, tipo de solo, capacidade de frenagem e aceleração, entre outras características.

    Tipos de pneus para caminhões e ônibus

    Existem 5 tipos de pneus que são usados em caminhões e ônibus. Com diferentes larguras, alturas, aros, índices de carga e índices de velocidade, você pode se deparar com os seguintes modelos:

    Pneus de alta severidade

    Ideais para trajetos urbanos, ônibus de linhas que fazem muitas paradas e caminhões pequenos que rodam dentro de cidades, os pneus de alta severidade são duros e pesados.

    Essas características fazem com que suportem altas temperaturas causadas pelas manobras em vias urbanas. Ao rodar pelas cidades, esses pneus aguentam frenagens e acelerações frequentes, possuem baixa aderência e deixam a direção mais estável.

    Pneus de média severidade

    Os pneus de média severidade são muito comuns nas estradas brasileiras. Isso porque, eles podem andar bem em trechos planos que se alternam com subidas e descidas. 

    Além disso, tem uma resistência boa e permitem alcançar velocidades ligeiramente maiores do que os de alta severidade.

    Por conta de tudo isso, são muito usados em transportes de carga e de passageiros em rodovias estaduais e interestaduais.

    Também conhecidos como pneus de uso regional, modelos como o Pneu 275/80 R22,5 149L KRS11 Marshal são seguros e têm bom desempenho. 

    Pneus de baixa severidade

    Os modelos de pneus para ônibus e caminhões de baixa severidade são ideais para viagens com trechos longos, planos e sem muitas intercorrências. Desse modo, eles são usados para trajetos rodoviários asfaltados com origem e destino longes um do outro.

    Mais leves que os anteriores, os pneus de baixa severidade aderem bem ao asfalto, o que gera economia de combustível. No entanto, eles suportam menos o calor e podem se danificar com mais facilidade.

    Pneus Off-road

    O termo off-road significa “fora da estrada”. Desse modo, os pneus com essas características são destinados para trajetos em que o terreno está muito danificado e esburacado. 

    Ademais, ele também é usado em estradas com muitas pedras, terra solta ou lama, pois seus sulcos na banda de rodagem dão mais aderência ao tipo de terreno.

    Com estrutura reforçada para aguentar as estradas mais difíceis, os pneus off-road são usados em caminhões de mineradoras, por exemplo.

    Pneus Mistos

    O próprio nome desse tipo de pneu para caminhão e ônibus já entrega qual é a sua aplicação. Afinal, os pneus mistos são o meio termo entre os modelos para asfalto e os para estradas de terra.

    Eles são ideais para rotas que misturam terrenos muito irregulares com estradas asfaltadas. Nesse sentido, são usados em caminhões agrícolas, de lixo e da construção civil. 

    Também podem aparecer em ônibus, que transportam passageiros entre estradas do interior e de centros urbanos, que passam por terrenos terrosos e asfálticos.

    Diferentes pneus para diferentes tipos de solo

    Além das diferenças entre os tipos de pneus, esses acessórios também podem apresentar características de acordo com o solo. Em geral, os pneus de alta, média e baixa severidade são usados no asfalto, enquanto que os mistos são usados em terrenos de terra ou asfalto e, por fim, os modelos off-road que se destinam a solos degradados e terrosos.

    A partir disso, existem pneus para caminhões e ônibus com as seguintes descrições:

    HT (Highway Terrain)

    Nesse caso, são os modelos de pneus que andam exclusivamente no asfalto e que, na Gpneus, você encontra com diferentes larguras e índices de carga:

    AT (All Terrain)

    Destinados a todos os tipos de terrenos, os pneus AT são comuns nos modelos mistos que foram descritos antes. Só para ilustrar, um modelo como o Pneu 295/80 R22.5 152/148M DR655 Durable pode ser usado em caminhões e ônibus com aro 22.5 e suporta até 3550 kg com velocidade máxima de 130 km/h.

    Já o Pneu 295/80 R22.5 152/149K Forza Block F1 Xbri possui laterais reforçadas, podendo atingir até 110 km/h e carregar 3550 kg.

    MT (Mud Terrain)

    Por fim, os pneus do tipo mud terrain são usados para solos de terra e nos modelos específicos para caminhões off-road.

    Como escolher o pneu mais adequado para ônibus e caminhões?

    Para escolher o pneu para caminhão ou ônibus, você precisa considerar pontos como:

    • Atividade principal do veículo
    • Quantidade e peso da carga transportada
    • Tipo de trajeto
    • Velocidade média que os terrenos permitem e o veículo suporta

    Além disso, a qualidade dos pneus evita a ocorrência de problemas mecânicos, aumenta a vida útil do veículo e gera mais conforto para motoristas e passageiros. E, para qualquer circunstância, conte com a qualidade dos pneus da Gpneus para rodar mais tranquilo e seguro.